Castelinho

Castelinho 2

O Castelinho
Todos os anos, no dia 8 de Setembro, o Castelinho é visitado por milhares de pessoas, que procuram com a sua presença homenagear a Senhora da Natividade.

Fonte da Senhora do Castelinho

“ Por sugestão do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, fui contactado pelo Sr. Dr. Gaspar, Provedor da Mesa da Irmandade da N. Sra. do Castelinho, para idealizar uma fonte a instalar no parque de convívios.

Era dia 14 de Julho de 2007, dia dos meus anos…..”

 

É assim que José Manuel Vieira Antunes, começa por descrever a sua obra, num pequeno memorando com memória descritiva, a fonte da Senhora do Castelinho.

 

A imagem da Senhora mede 1 metro de altura e pesa 200 kg. A pedra das pias tem 4.20 mts de comprido, 0.70 mts de largo , 0.30 mts de altura  e pesa cerca de 2 toneladas.

 

A pedra central que mede 4.20x2.00x0.40 metros e pesa 9 toneladas é uma pedra única, pirâmides, bicas e terço tudo esculpido manualmente.

 

O terço com mais de 8 metros de comprido e as 3 pias simbolizam a espiritualidade Mariana e a Santíssima Trindade.

 

Na medalha central do terço estão introduzidas 59 gramas de terra de Fátima, tantas quantas as contas do terço (ver certificado em anexo).

 

No dia 8 de Setembro de 2007, o Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, inaugurou esta obra, atribuída aos pedreiros de Alpendorada.

 

 

 

 

2012-09-20